+

Dissertações

Turma 2021

PRESERVAÇÃO DA ÁGUA: ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS E CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS SOBRE O TEMA. Autor: Anderson de Melo Splendore

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Autor: Bruno Douglas Moreno Gomes

ENSINO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS PARA PESSOAS COM TEA (TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO): INCLUINDO AMBIENTALMENTE AUTISTAS IMERSAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL/EDUCAÇÃO INFANTIL. Autora: Claudia da Silva Cardoso

UTILIZAÇÃO DE GUIA DIDÁTICO COM PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO RÁPIDA NO DIAGNÓSTICO DE SISTEMAS HÍDRICOS  URBANOS. Autora: Helaine de Oliveira Menezes

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E ENSINO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE OS MORCEGOS E AS FAKE NEWS. Autora: Nilcilene Aparecida de Oliveira Daczkowski

Turma 2020

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES DE UM CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM, NO SUL DO BRASIL, SOBRE MORCEGOS. Autora: Cláudia Cavalcante

UMA ABORDAGEM DE PROBLEMAS AMBIENTAIS POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Autora: Fernanda Braz de Lima

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: A TEMÁTICA DOS RESÍDUOS PARA ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Autora: Kethelin Borges Machado

MEIO AMBIENTE, SURDIDADE E INCLUSÃO EDUCACIONAL: CRIAÇÃO DE SIANIS EM LIBRAS VINCULADOS AO TEMA DA ARBORIZAÇÃO - GOIOERÊ-PR. Autora: Sherley José Donaris Colombani Macedo 

Turma 2019

SENSIBILIZAÇÃO SOBRE O DESPERDÍCIO DA ÁGUA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UTILIZANDO A MATEMÁTICA PARA PROMOVER A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Autora: Angela Claudia Bizetti Sagava

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE AMBIENTE E AÇÃO ANTRÓPICA NAS AULAS DE ARTE. Autora: Cláudia Milene Posso Moreno

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: desenvolvimento e aplicação de um jogo educativo sobre ciências ambientais e qualidade de vida. Autor: Fernando Aparecido de Carvalho

IMPORTÂNCIA DO USO RACIONAL DA ÁGUA: uma proposta educacional em uma escola estadual. Autora: Laucimar do Carmo dos Santos

O ESTUDO DA PRODUÇÃO ENERGÉTICA: Educação ambiental por meio do construcionismo. Autor: Luís Henrique Pupo Maron

ANIMAIS PEÇONHENTOS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: um quiz interativo para o Ensino Médio. Autora: Maria Neide de Oliveira Caramanico

IMPORTÂNCIA DAS MATAS CILIARES PARA PROTEÇÃO DAS NASCENTES: uma proposta educacional para o terceiro ano do Ensino Fundamental. Autora: Marilice Luzia Rodrigues

SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: a importância do lúdico nas práticas pedagógicas. Autora: Solange Aparecida Beletato Carbone

Turma 2018

RESÍDUOS SÓLIDOS RECEBIDOS EM UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO: uma proposta de educação socioambiental para sensibilização da população. Autor: Antonio Éverson Soares Nairne

ARBORIZAÇÃO URBANA COMO INSTRUMENTO PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA MODALIDADE ESPECIAL. Autora: Aparecida Alves dos Santos Lustosa

GUIA DE ESCOLHA DOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS: uma reflexão socioambiental através da análise do tema “Consumo Sustentável”. Autora: Hellen Priscila Paiva Kuchake

SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM TRILHAS INTERPRETATIVAS: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UM AMBIENTE NÃO FORMAL DE ENSINO. Autora: Maísa Jordana de Azevedo Kaust

RELATO DE CASO DA IMPLANTAÇÃO DE UMA COMPOSTEIRA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO EM UM COLÉGIO NO NOROESTE DO PARANÁ. Autor: Renan Henrique Casarim de Albuquerque

OBJETOS DE APRENDIZAGEM DIGITAIS PARA A SENSIBILIZAÇÃO SOBRE ARBORIZAÇÃO URBANA. Autor: Ricardo dos Santos Piveta

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE MORCEGOS E A PROPOSIÇÃO DE UM JOGO EDUCATIVO COMO SUBSÍDIO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. Autor: Rômulo Mateus Duarte

RECURSOS TECNOLÓGICOS DIGITAIS E O ENSINO TRANSVERSAL DO TEMA MEIO AMBIENTE NOS ANOS INICIAS: DIAGNÓSTICO E PROPOSTA DIDÁTICA. Autora: Sabrina Thais Vieira Senkowski

COLETA SELETIVA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: um estudo sobre a sensibilização de alunos do quinto ano do ensino fundamental. Autora: Solimara Aparecida Tertuliano

EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ALUNOS DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: O DESENVOLVIMENTO DE UMA HORTA. Autora: Tânia Faria Henrique

Turma 2017

IMPACTOS AMBIENTAIS DO EUCALIPTO: POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO MUNICÍPIO DE GOIOERÊ. Autor: Anderson de Vechi

ALFABETIZAÇÃO VISUAL E AMBIENTAL: Proposta para o despertar de um olhar reflexivo sobre a problemática do lixo em Goioerê no Noroeste do Paraná. Autora: Aniele Calis Almeida

ANÁLISE DO PLANO DE ARBORIZAÇÃO URBANA DO MUNICÍPIO DE GOIOERÊ - PARANÁ: proposta de um manual informativo sobre arborização urbana para educação ambiental. Autora: Andrea Magnani Ribeiro

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES.  Autora: Cristina Machado Ruiz

HORTA SUSTENTÁVEL NO ÂMBITO ESCOLAR: UMA ABORDAGEM CTS NO ENSINO FUNDAMENTAL. Autora: Elizângela dos Santos Oliveira Magerski

ELABORAÇÃO DE GUIA DE ORIENTAÇÕES SOBRE O CONTEÚDO DO PLANO MUNICIPAL SIMPLIFICADO DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS E A PARTICIPAÇÃO DA POPULAÇÃO. Autora: Juliana Elisabete Correia

AVALIAÇÃO DO PROGRAMA: SE-PA-RE O LIXO: RECICLE SUAS IDEIAS DO MUNICÍPIO DE MARILUZ/PR, BRASIL. Autora: Rosemeire Basaglia 

ENSINO HÍBRIDO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA INTERSECÇÃO POSSÍVEL. AutoraSuelen de Gaspi

Turma 2016

A UTILIZAÇÃO DE TRILHAS INTERPRETATIVAS COMO FERRAMENTA AUXILIAR PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS. Autora: Ana Paula Aparecida Baxuk dos Santos

A QUALIDADE DA ÁGUA NO CONTEXTO AMBIENTAL DA PROPRIEDADE: A PERCEPÇÃO DE PEQUENOS PRODUTORES AGROINDUSTRIAIS DO MUNICÍPIO DE NOVA TEBAS-PR. Autora: Aline Loise Martins

DESAFIOS PARA A FORMALIZAÇÃO DE UMA ASSOCIAÇÃO DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS NO MUNICÍPIO DE JANIÓPOLIS – PR NUMA PERSPECTIVA COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA. AutoraLuana Karoline Pereira

UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS E COLETA SELETIVA PARA ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Autor: Márcio Aparecido Pinto

RIBEIRÃO DA JACUTINGA, MARILUZ, PARANÁ, BRASIL: BASES PARA RECUPERAÇÃO DAS MATAS CILIARES. Autora: Maria Aparecida de Almeida Trevisan

ÓLEO COMESTÍVEL USADO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: EXPERIÊNCIAS COM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. Autora:  Pollyanna Santos Gimenes

AMBIENTE E QUALIDADE DE VIDA: UMA PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO NAS AULAS DE CIÊNCIAS. Autora: Rosinei Rodrigues

SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE NASCENTES URBANAS: UMA PROPOSTA INVESTIGATIVA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. AutoraVânia Negri Sakata